Fazer um intercâmbio é uma experiência incrível, e ao contrário do que muitos pensam a idade do viajante, não é mais um fator determinante.

No caso dos jovens, o intercâmbio proporcionará amadurecimento, uma vivência diferente, abertura de mente e até um upgrade para o currículo, mas isso não significa que pessoas com mais de 30 anos, não possam optar por uma experiência internacional também.

Neste momento de crise em que estamos vivendo, muitos profissionais estão investindo no intercâmbio para aprender ou aprimorar o seu conhecimento em outros idiomas, como o inglês, por exemplo.

Em um passado recente alguns profissionais ainda não davam a devida importância, ao conhecimento de uma língua estrangeira, e as oportunidades de crescimento profissional, oriundas desse conhecimento. E agora esse cenário está mudando.

Fazer um intercâmbio significa ter experiência na bagagem e vantagens na busca por uma vaga no mercado de trabalho. Contudo como todo investimento financeiro deve ser muito bem avaliado, antes de se contratar o programa de intercâmbio.

É recomendado avaliar a instituição de ensino escolhida, se a mesma está alinhada ao seu perfil de estudante, a credibilidade da agência de intercâmbio e a documentação necessária para a viagem.

Além disso, conhecer o clima e a cultura do lugar para onde você está indo.

Por exemplo: se você não gosta de frio, você não deveria fazer intercâmbio em Toronto, no Canadá, em dezembro, por exemplo. Pois você vai enfrentar temperaturas próximas a 25 graus negativos e, certamente, não vai curtir a sua viagem.  

Há variados programas de intercâmbio para adultos:

Intercâmbio que une trabalho e estudo Com grande procura em países como: Austrália, Nova Zelândia, Irlanda, Canadá e Emirados Árabes Unidos, pois permite que o estudante também ganhe uma grana para se manter no país, enquanto estuda;

Intercâmbio de idiomas – Tem sido bastante procurado por profissionais em transição de carreira, que identificam a necessidade de uma língua estrangeira, para sua recolocação no mercado de trabalho;

Trabalho Voluntário – O continente africano costuma receber estrangeiros voluntários para cuidar de animais, crianças ou idosos. O voluntariado além de ser uma ação altruísta, é muito bem visto pelas empresas;

Intercâmbio para a Terceira Idade A ilha de Malta na Itália, tem sido um destino escolhido, por estudantes acima de 50 anos, que desejam aprender e/ou aperfeiçoar o inglês, além de participarem de atividades culturais e aproveitarem a beleza do lugar.

A verdade é que investir em você e na sua carreira é sempre uma decisão acertada. E como dizem por aí: “viajar é como trocar a roupa da alma”.

Texto escrito pela consultora Lorena Tolesani.

© 2019 Sinergia Consultoria e Soluções.