Você está a procura de uma nova oportunidade e quando finalmente encontra percebe que seu trabalho envolverá o envio de e-mails e negociações em inglês. E então se pergunta se com o domínio que você tem hoje da língua poderá executar as tarefas que lhe forem solicitadas.

O que fazer quando o seu nível de inglês não envolve o domínio de expressões voltadas para o ambiente de trabalho?

O inglês para negócios ou o Business English é uma variante do idioma voltado para o mercado profissional e de negócios. Por conta disso não pode ser considerado equivalente ao inglês que utilizamos no dia a dia ou um inglês técnico. Veja bem, o inglês que utilizamos no cotidiano é para uma comunicação mais informal enquanto o Business English é direcionado para o contexto profissional.

Dentre as vantagens de dominar o inglês voltado para sua carreira está a possibilidade de conseguir melhores empregos, de se destacar e consequentemente se recolocar no mercado com mais facilidade, expandir sua rede de contatos, conseguir oportunidades no exterior, entre muitas outras.

Veja abaixo as situações – junto a algumas dicas – para as quais você deve se preparar para o uso do Business English.

E-mails: Há abreviações no universo do Business English muito utilizadas em e-mails como ASAP (as soon as possible) que significa o mais rápido possível e FYI (for your information) significando para sua informação, é usado para compartilhar uma informação. Além disso estar atento aos cumprimentos e despedidas nos e-mails é fundamental pois em determinados países o uso de expressões muito intimistas não são consideradas de bom tom.

Apresentações: Normalmente nos sentimos um pouco mais seguros nas apresentações de um trabalho em inglês, pois há tempo hábil para preparar o material e treinar o “speech”. Mas é claro que esta situação também pode guardar muitas surpresas… Uma dica é: tente antecipar as possíveis dúvidas e perguntas que seu chefe ou colegas de trabalho podem fazer. Assim você consegue traçar uma linha de raciocínio mais lógica, estudar o vocabulário necessário e adequar de acordo com o que lhe for perguntado.

Reuniões: Aqui sim seu inglês será testado! Muitas vezes não há tempo para consultar uma palavra ou outra e ainda, você precisa compreender bem a posição do seu chefe ou colega de trabalho no direcionamento de uma atividade e dar sua opinião a respeito. Por isso, antes de enfrentar um desafio destes, procure entender o motivo da reunião e o assunto que será tratado. Busque ler matérias em inglês que tratem do tema e se precisar, anote palavras-chave e leve com você para a reunião!

Entrevistas: Um dos primeiros passos para conquistar aquela vaga que você tanto almeja é a entrevista. É muito comum que os recrutadores e gestores queiram testar o nível de conhecimento no idioma dos candidatos, principalmente para as vagas em que tem como pré-requisito nível intermediário ou acima. Por isso, fique atento! Você deve se preparar para se apresentar formalmente, falar sobre questões pessoais e experiências profissionais e até mesmo redigir um texto. Opte por uma linguagem mais formal e direta e por favor, esqueça as gírias! Treine e amplie seu vocabulário para descrever pessoas e situações de forma mais consistente. Você tem outros adjetivos para descrever seu atual (ou último) chefe além de “cool” ou “goodboss”.

Este texto foi produzido pelas consultoras Julie Guedes e Mariana Ghezzi.

© 2019 Sinergia Consultoria e Soluções.