Bem, vamos começar explicando que “Cover letter” nada mais é do que a sua “carta de apresentação”. Mas não é tão simples assim: sempre recebemos várias dúvidas dos nossos assessorados e seguidores.

Quando enviar uma “cover letter”?

Sempre! Se o envio de uma carta de apresentação for pré-requisito em um processo seletivo, atente-se às instruções dadas e seja fiel! Não invente mais do que foi solicitado. Lembre-se: menos é mais!

Se a carta não foi solicitada, envie mesmo assim! Mas atenção, cuide do formato e seja sucinto!

Qual o formato de uma “cover letter”?

Se na descrição da vaga não mencionar a cover letter, aproveite o e-mail de envio do CV para chamar a atenção do recrutador. Envie uma carta bem sucinta no corpo do e-mail mesmo. O recrutador tem pouco tempo para analisar sua documentação e você tem pouco tempo para deixar a sua marca!

O que escrever?

Lembre-se que a carta de apresentação tem o objetivo de te diferenciar dos demais candidatos e atrair o olhar do recrutador. Destaque suas competências pessoais e aproveite para mencionar o porquê você quer trabalhar na empresa. Aproveite também para mencionar seu momento de carreira: “estou em busca de novas oportunidades profissionais”, “finalizei meu curso X e pretendo desenvolver minha carreira na área Y”.

Como finalizar?

Coloque-se à disposição do recrutador para uma entrevista presencial e não se esqueça de mencionar seu telefone para contato. Se seu perfil no LinkedIn estiver completo e atualizado, coloque também já com o hiperlink para a página.

Como escolher o idioma da carta?

Escreva a carta no mesmo idioma da descrição da vaga: se estiver em português, escreva em português; se estiver em inglês, escreva em inglês. Atente-se aos erros gramaticais e de ortografia do idioma já que carta será sua primeira impressão deixada para o recrutador.

Se quiser esclarecer outras dúvidas, entre em contato com a Sinergia. Deixe aqui seu comentário ou fale com uma de nossas consultoras no LinkedIn ou no chat do nosso site.

© 2019 Sinergia Consultoria e Soluções.