A União Europeia criou recentemente o Sistema Eletrônico para a Autorização de Viagem (ETIAS na sigla em inglês) com o objetivo de aumentar a segurança interna na Europa. Este novo sistema valerá para todos os cidadãos de países que não precisam de autorização para entrar no Espaço Schengen, incluindo brasileiros. Os 26 países que fazem parte do tratado de livre circulação de pessoas aderirão a esse sistema.

Hoje, os turistas brasileiros que querem viajar para um dos países da União Europeia precisam apenas apresentar um passaporte brasileiro válido – além de apresentar comprovação de seguro-viagem e de meios de subsistência para a estadia –, recebendo na hora um carimbo de ingresso que substitui o visto de entrada e é válido por até noventa dias.

A partir de 2021, todos os brasileiros maiores de 18 anos que viajarem para a Europa por turismo até 90 dias terão que pedir uma autorização para entrar na Europa. Todos os brasileiros que queiram viajar ao velho continente vão ter que se cadastrar no sistema ETIAS antes de viajar. Antes do embarque, seja de avião ou barco, o viajante será obrigado a mostrar sua autorização.

Como funciona? Para solicitar a autorização o viajante deverá preencher um formulário online com seus dados pessoais. Após o preenchimento do formulário, uma taxa deverá ser paga. Uma vez que esses primeiros passos sejam finalizados, a petição será analisa pelo sistema de segurança do ETIAS. Quando a solicitação é aprovada o viajante recebe por e-mail uma confirmação assim como o visto ETIAS. No caso da solicitação ser negada, o solicitante também receberá um e-mail informando o motivo da negação.

Fonte: https://etias.com/

© 2019 Sinergia Consultoria e Soluções.