Hoje em dia é muito fácil conseguir qualquer coisa na internet, e eu falo qualquer coisa mesmo, seja ela boa ou ruim.

Softwares, músicas e filmes estão disponíveis em vários sites para download “grátis” e isso é um problema sério. Muitos vão dizer que é caro pagar uma licença, não tenho dinheiro, entre várias outras desculpas… E desculpa é o que não falta e dinheiro para bebidas, noitadas também não!

Às vezes sou chamado de metido e/ou outros termos pejorativos pelo simples fato de comentar durante uma conversa que eu paguei por todas as licenças que eu possuo. Ou seja, minha coleção de músicas que vai de Vivaldi a Piotr Ilitch Tchaikovsky, passando por Épica, Vangelis e chegando a Nirvana, Guns N’Roses, SydBack e Legião Urbana eu paguei.

De filmes, sou cinéfilo de plantão e todos aqueles que eu assisti e gostei, comprei uma cópia, original é claro! Softwares então, não preciso dizer…

Alguns devem dizer: “É caro”, “Eu não tenho dinheiro para gastar com isso” (aí entra o exemplo que citei acima), “tá tudo na internet de grátis, pra que vou pagar?!”…

Bom, eu queria muito comprar um Toyota Prius, mas não tenho condições, nem mesmo para um carro popular. Nem por isso vou sair na rua e roubar um. SIM, baixar uma mídia digital seja ela qual for e não pagar pelos direitos de uso, é sim um crime, da mesma forma que roubar um carro, não pagar passagem no BRT como acontece em várias estações no Rio de Janeiro… E depois querem reclamar dos políticos!

Mas aí muitos irão dizer: é só uma música… é só um CD… É só um programa de computador…Alguém tem noção de quanto custa produzir uma música? Um Filme? Um Software?

E se esses fossem seu ganha pão? Aí aposto que a resposta seria “Ahh mas nesse caso é diferente”… Um exemplo: Digamos que eu te contrate para tocar ao vivo no meu casamento e no final não te pagasse… Você iria gostar? Claro que não! Ou então, eu te contrato para fazer aquela reforma em casa, ou então aquele aplicativo que vai mudar minha empresa… Mas no final eu só você só ganha um “muito obrigado”.

Tenho um grande amigo, irmão camarada, chamado SydBack que é músico e produtor musical e sei os perrengues que ele passa para gravar um CD.

Quem não tem dinheiro para comprar uma licença de software passem a utilizar Ubuntu por exemplo, que eu recomendo fortemente. Ah, já sei… “Linux não presta”, “Linux é difícil”, “Linux não tem os programas que eu uso”… Também não vou entrar no mérito… “Se informem primeiro! É muito fácil dizer que uma coisa não presta sem ter sequer utilizado antes!”

Nada nessa vida é de graça. Então, imagina só: você efetua o download de um software e nele vem aqueles procedimentos cheio de tretas para você driblar a licença, dentre eles vem alguns “programinhas” do tipo “Key Generator” ou um até melhor que substitui o executável padrão por outro “modificado”.. Aí meu amigo, danou-se!

Uma coisa é certa: Informação é dinheiro e propaganda é a alma do negócio…

Quem quiser saber o que tem por trás desses softwares, assistam a LIVE realizada no dia 28/06/2017 às 12h comigo e com o Bruno Bustamante, Especialista em Segurança da Informação.

 

Por Rafael Dórcelles (Consultor SAP BW | BO | Lumira)

© 2017 Sinergia Consultoria e Soluções.