Aqui na Sinergia sempre relembramos que a carreira internacional começa ainda no Brasil. Mas por que isso?

É simples! A construção de uma carreira não acontece do dia para a noite, principalmente uma carreira voltada para o cenário internacional. É necessário muito planejamento e trabalho duro para alcançar seus objetivos e se preparar para agarrar aquela oportunidade que “aparecer”. Sim, digo “aparecer” entre aspas, pois quando temos um objetivo claro e nos preparamos para alcançá-lo, entendemos que somos responsáveis também por criar nossas oportunidades.

Há muitas formas de planejar sua carreira internacional e nenhum caminho certo ou receita de bolo a ser seguida. Pare para ouvir profissionais mais experientes e veja que as histórias até podem ter pontos em comum, mas nenhuma é igual à outra.

Trouxemos alguns pontos para incitar sua reflexão e te encorajar a pensar de forma mais concreta nos seus objetivos.

:: Carreira internacional não precisa ser necessariamente desenvolvida no exterior

Já não existem barreiras para que seu trabalho chegue do outro lado do mundo. Por isso, você pode viver no Brasil e prestar serviços para empresas ou clientes no exterior. Esta é a realidade de multinacionais, de startups e também de muitos autônomos. Utilize das ferramentas virtuais que nos aproximam para desenvolver seu trabalho e networking “abroad”.

:: Sim, a cultura é um fator importante! Não ignore-a no seu planejamento e no direcionamento das suas escolhas

Tudo pode parecer muito interessante e atrativo num primeiro momento, mas a convivência diária tem seus percalços. Morar e trabalhar em um país com uma cultura com costumes muito diferentes da sua requer muita resiliência, paciência e adaptação. A cultura vai interferir na realização e organização dos trabalhos, na gestão da equipe, nos relacionamentos… Procure conversar com brasileiros que já fizeram esta transição para entender como as coisas funcionam na realidade.

:: Desenvolva sua habilidade com idiomas estrangeiros

O inglês deixou de ser um diferencial e já é pré-requisito para a maioria dos cargos, principalmente se você pensa em uma carreira internacional.

Procure aprender também o idioma local da empresa que você busca oportunidade. O aprendizado do idioma traz conhecimentos também sobre comportamentos, cultura, costumes e forma de pensar de uma sociedade.

:: Solteiros, o caminho é mais fácil para vocês. Família, vocês podem ter todo o suporte que precisam para garantir uma transição mais suave e assertiva!

O processo de mudança para o exterior não é simples, e quanto menos pessoas envolvidas, menos trâmites e burocracias. Por isso, para aqueles que estão solteiros, o caminho é mais livre! Mas para a família é preciso administrar os detalhes para cada integrante dela. Se a ida para o exterior envolve o cônjuge, é preciso considerar suas questões pessoais e profissionais; se envolve filhos estudantes, não se esqueça de que o período escolar no Brasil é diferente de outros países e considere isto no seu planejamento.

Uma boa notícia é que existem consultorias com serviços personalizados de suporte ao cônjuge e à família do expatriado para suavizar a transição e ajudar na organização de todo este processo.

Conte com a Sinergia para te auxiliar no planejamento da sua carreira nos exterior. Procure uma de nossas consultoras.

© 2019 Sinergia Consultoria e Soluções.